Padilha: Mais Médicos é passo mais corajoso já dado

 

 

Escrito por 

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, saiu novamente em defesa do programa Mais Médicos, que tem entre suas linhas de ação a recepção de profissionais formados em outros países pelo Brasil.

 

“Nós sabemos que o Mais Médicos não é só um primeiro passo para a melhoria da saúde pública, mas é o passo mais corajoso que um presidente já deu”, destacou ele nesta quinta-feira, 19, em audiência que debate no Senado o financiamento da saúde no País.

 

Em um pronunciamento recheado de números, Padilha disse que o programa se justifica “por si” diante do que considera como baixa quantidade de médicos por habitante no País: 1,8 médico por habitante. Ele destacou que, além do baixo número de profissionais, boa parte dos médicos está se “aposentando”. Por essa razão, defendeu a ampliação no número de vagas dos cursos de medicina.

 

Primeiro orador, o ministro se esquivou de falar diretamente sobre as propostas que fixam porcentuais mínimos de recursos públicos federais para a saúde, principal tema do debate. Ele chegou a comentar que, caso se fixe que 50% dos recursos das emendas impositivas sejam destinadas exclusivamente para a saúde – uma das propostas em discussão no Congresso -, seria possível triplicar o volume de recursos para atendimentos de média e alta complexidade em hospitais filantrópicos.

 

Padilha afirmou que a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), extinta em 2007, foi a única “fonte estável” de financiamento da saúde nos 25 anos do Sistema Único de Saúde (SUS). A contribuição representou, segundo ele, praticamente um terço dos recursos do ministério. Mas o ministro elogiou o fato de o Congresso ter aprovado em 2011 a regulamentação da Emenda 29, que define porcentuais mínimos para aplicação na saúde pelas esferas de governo federal, estadual e municipal.

 

Fonte: MSN Estadão

Anúncios
2 comentários
  1. mil perdão pela ousadia de ter que postar esse comentario mas não posso deixar de falar asssim como eu muitas pessoas passão por isso o sistema de saude esta pessimo em todos os aspectos vamos num posto 24 horas consultamos mas não temos o remedio na farmacia do posto ai que fazemos – vamos em outro e no outro tambem não tem a medicação então de que adianta estarmos doente e não ter a medicação por favor eles não sabem nem que remedio tem na bfarmacia para diagnosticar por favor não existe dialogo entre os profissionais para saber o que tem na farmacia do posto para indicar para o paciente se chega com dor e se sai com uma receita como consolo para o pobre? que epossivel fazer para mudar esse guadro? isso ocorre aqui em curitiba pr nos postos 24 horas cajuru e trindade por favor não adianta + medicos se não tem medicação ; obrigado paciente vera atenciosamente agradeço ctba pr

  2. Boa tarde:

    Estamos muito felizes com sua participação no blog, muito obrigado.
    Os governos Federal e também o Estadual repassam dinheiro para que o município adquira os medicamentos, e ainda alguns medicamentos em espécie,
    A responsabilidade sobre as compras é do município que deve ser fiscalizado por todos os cidadãos. São três os caminhos para o cidadão cobrar. 1) Denuncie o ocorrido aos representantes dos usuários do SUS no Conselho Municipal de Saúde. 2) Denuncie ao Ministério Público; 3) Denuncie para a ouvidoria do SUS (136)
    Para mudar este quadro participe do Conselho de Saúde e ajude a fiscalizar a correta aplicação do dinheiro público, que é muito mais seu que do Prefeito.

    Abraço fraterno,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: