Ouvidoria do SUS funciona a todo vapor

 

Desde 1997, o Ministério da Saúde atende a população pela Ouvidoria Geral do SUS, antigo Disque Saúde. Dúvidas, esclarecimentos, reclamações, sugestões e elogios, além de solicitações e informações sobre saúde, doenças, medicamentos ou sobre campanhas do Ministério da Saúde, podem ser feitos por meio do número 136. O serviço é realizado por 175 operadores treinados para atender bem e de forma eficiente os cidadãos, das 7h às 22h.

E você já imaginou como é a pessoa que pode te atender do outro lado da linha? Cybelli, Maycon e Rosana são alguns operadores que respondem a esta pergunta.

Foto: Mônica Plaza

Uma voz se destacou no treinamento. O jeito franzino e meigo da nova atendente da Ouvidoria Cybelli Mucholowski, 20 anos, esconde um timbre que lembra uma locutora de rádio.

“Fiquei sabendo da oportunidade por meio de um amigo e resolvi tentar. Passei na seleção e consegui o emprego. Acredito que estou preparada para atender as ligações e ajudar a população”.

 

 

Foto: Mônica Plaza

Terno e gravata destoam do ambiente descontraído da ouvidoria. O dono do look executivo é Maycon Venício Batista, 24 anos, que além de atendente da Ouvidoria também é consultor imobiliário, o que justifica a elegância.

“Estou achando tudo muito interessante porque gosto de lidar com cidadão. Sou uma pessoa muito paciente e acho que vou gostar do trabalho”.

 


Foto: Mônica Plaza

Há três anos, Rosana Barros entrou como atendente quando o serviço ainda era conhecido como Disque Saúde. Hoje, ela é supervisora geral e conta suas expectativas em relação aos novatos:

“Espero muita dedicação, compreensão e comprometimento da nova equipe porque o serviço mudou. Esse trabalho é muito importante para que o SUS possa estar mais próximo da população”.

 

O atendimento da Ouvidoria também pode ser feito por:

Internet: no link Fale Conosco, no portal do Ministério da Saúde. Nele você encontra as perguntas mais frequentes e pode registrar a sua manifestação.

Carta: Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde
Departamento de Ouvidoria-Geral do SUS
Setor da Administração Federal (SAF) Sul
Quadra 2, Lotes 05/06, Ed. Premium, Torre I
3º andar, sala 305
CEP: 70.070-600. Brasília-DF

Atendimento presencial: No Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, em Brasília (endereço acima), quando necessário. Este canal possibilita ao cidadão detalhar suas opiniões, sugestões e reivindicações.

Saiba mais com a matéria da Agência Saúde

Ilana Paiva e Mônica Plaza/ Blog da Saúde

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2 comentários
  1. veronice maria ferreira fone.982195275 -011 disse:

    meu filho quebrou o dedo esta com uma tala. foi encaminhado urgente para ser atendido no sus do peri peri me marcaram para 60 dia e urgente o que devo fazer/ levei la para avisar que o medico pediu avaliar urgente desde o dia 26/08 nem uma resposta estou em desespero me ajudem por favor

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