FALTA DE HUMOR CAIPIRA DA TERRA

DO LUXO AO LIXO

Do luxo ao lixo, sem Joãozinho Trinta, mas com Marinho 25 milhões, muito mais xiiiiiiqueeee!!!

Há cerca de 5 ou 6 meses atrás a informação que era passada pelo hospital ao público que se interessa pelo assunto, era de que a dívida do hospital estaria em patamares altos, porém sob total controle. Falava-se, os especuladores, em l5 milhões no máximo. O pessoal encarregado da blindagem do hospital saiu então a campo para dizer que tava tudo certo e que é assim mesmo. O SUS pagava menos do que o custo (fato indiscutível) e a Presidenta Dilma havia fechado as burras das subvenções políticas. Gritaram muito e depois que a temperatura abaixou, voltou tudo ao ritmo de sempre.

Surpreendeu-me então o anúncio dos 25 milhões de agora…

Como o hospital é uma caixinha de segredos (dando então margem às especulações) e, eu sou curioso e tenho algum trânsito pelo universo político (pelo submundo, é claro), saí por aí perguntando e ouvindo opiniões de vereadores, alguns formadores de opinião e pessoas do universo político local em geral. Ouvi uma diversidade muito grande de opiniões e teorias do que estaria verdadeiramente motivando o anúncio desse caos, exatamente agora no momento eleitoral, onde tudo deveria parecer limpinho e cheiroso, como sempre pareceu depois da ascensão do atual grupo de administradores.

Alguns disseram que a situação ficou mesmo insustentável e tiveram que falar a verdade para a população. Outro me disse que a situação piorou muito em virtude de uma picuinha política envolvendo o deputado estadual Carlão e o federal Dado. Mas, a mais importante e coerente das teorias que ouvi vos repasso agora.

Uma figura bastante respeitada na sociedade me disse que a jogada é simplesmente genial. Há tempos atrás a dívida estava anunciada sob controle porque, politicamente, havia a ameaça de um embate eleitoral entre a situação e o então pré-candidato do PMDB Osvaldo Carvalho. Não havendo mais esta ameaça de uma disputa real ao poder político reinante, eles puderam enfim relaxar e gozar (como diria nossa Senadora Marta). Tranquilamente varreram a sujeira que repousava debaixo do tapete há tempos, para o rol de entrada da casa santa.

A direção do hospital, seguindo uma tendência orquestrada para pressionar o poder político e administrativo responsável, planejada pela sua entidade classista, a Federação das Santas Casas, busca como solução da dívida das Santas o repasse desta dívida pendente nos bancos privados, para um banco público. Ou seja, tirar a dívida dos bancos particulares e transferi-la para o banco público, no caso o BNDES.

A solução é simplesmente genial e providencial, pois tiraria a pesada dívida das mãos dos agiotas oficiais (que cobram juros exorbitantes) do sistema financeiro e empurraria esta dívida para o banco público (com juros subsidiados), que em tese deveria financiar o crescimento e o empreendedorismo no Brasil, mas agora estão também tentando fazer com que ele arque com as irresponsabilidades e as más gestões dos administradores das casas santas.

Se livrar de uma dívida de 25 milhões (como é o nosso caso), dos juros mensais exorbitantes que recaem sobre ela, ainda repassando para um banco público com juros baixiiiiinhos e prazos longos, é o sonho de consumo de todas as administrações penduradas. Estará tudo resolvido então, e os podres sistemas de gestão das Santas novamente poderão se dedicar em outros endividamentos milionários futuros, ao bel prazer (nem mais precisarão do Çerra para fazer o PROER da saúde).

O Ministério Público federal aponta que a situação crítica das Santas ocorre muito em virtude desses problemas de má gestão e corrupção, já que não tem um sistema rigoroso na prestação das contas, segundo o próprio site federativo das Santas nos informa, no: http://www.cmb.org.br/index.php/component/blog_calendar/2012/07?Itemid= .

Nós cidadãos comuns e reféns do sistema de saúde pública sabemos que o SUS não repassa integralmente os custos, devido esta ineficiência do sistema. A pergunta que não cala é – Por que ninguém (nem administradores e nem a classe política que usa a ineficiência do sistema de saúde pública para a politicalha) grita de forma uníssona para que seja criado um sistema realmente confiável e que repasse o custo total dos serviços e procedimentos???

A resposta estamos tendo nesse episódio triste de crise nas Santas, pois se tivessem implantado realmente um sistema confiável (não isso que aí está) não haveria justificativa para a dívida e nem espaço para más gestões e corruptos, que fazem das necessidades de saúde da população brasileira, de tudo, até trampolim político. Não querem acabar com o crime para não colocar a própria classe em extinção!!!

Quanto à teoria do aparecimento da sujeira que estava guardada debaixo do tapete com finalidade político-eleitoreira da nossa Santa e dos políticos locais, quero esclarecer aos meus astutos 2 ou 3 leitores que se trata apenas de uma “teoria”, muito provavelmente sem nenhum embasamento real. É bom deixar isso claro para que o meu nome amanhã não amanheça costurado na boca do sapo, pois o pessoal da blindagem da Santa não brinca em serviço, se valendo até de forças espirituais ocultas para a defesa da casa misericordiosa. Mesmo eu tendo corpo fechado e sob proteção nível 100 no terreiro do poderoso Pai Florêncio, melhor me garantir, né???

Recentemente foi implantado o sistema de atendimento de saúde pelo cartão SUS. Se alguém nesse país realmente tivesse algum interesse em resolver o problema da saúde e acabar com a corrupção e com a prevaricação no sistema, simplesmente faria do cartão essa ferramenta de repasse, onde nele estivesse descrito a planilha e posterior fatura de todos os procedimentos efetuados no paciente, e disponível on line para que todo cidadão tivesse acesso a esta clara prestação de contas.

Mas se isso acontecesse a politicalha e a corrupção sofreria um sério golpe, e não é esta a intenção dos políticos e dos gestores incompetentes.

Se a sociedade não gritar pela solução imediata, continuarão entulhando sujeira debaixo do tapete e liberando em momentos mais oportunos!!!

Publicado originalmente no blog do lamparina

Anúncios
1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: