SUS oferece cadeiras de roda e de banho gratuitas em MG

Fábrica em Divinópolis, no Centro-Oeste, tem baixa demanda de pedidos.
Moradores de 60 municípios podem solicitar as cadeiras ao SUS.

Do G1 Triângulo Mineiro

Moradores de 60 municípios do Centro-Oeste de Minas Gerais que necessitam de cadeiras de rodas e de banho podem conseguí-las de graça pelo Sistema Único de Saúde (SUS), na Associação de Deficientes Físicos do Oeste de Minas Gerais (Adefom), em Divinópólis. Porém, poucas pessoas sabem deste direito e a produção na associação é maior do que a demanda.

Por meio do SUS, a pessoa que tiver uma incapacidade temporária ou permanente pode conseguir a cadeiras de graça. Quem tem dificuldade de locomoção sabe o quanto a cadeira de rodas é fundamental. “A cadeira é minha perna”, disse o operador de telemarketing João Paulo Mendonça, que descobriu que tinha direito à cadeira de graça e exerceu o direito.

Na Adefom são fabricadas cadeiras de rodas e também de banho. A fábrica tem capacidade para produzir até 80 unidades por mês, mas atualmente não chega a 20 por conta da baixa demanda. As cadeiras fabricadas na associação podem ser distribuídas de graça para pacientes de 60 municípios da região e para isso basta que os interessados entrem com um pedido no SUS, de acordo com o presidente do conselho deliberativo, Reginaldo Cândido Couto.

Na fábrica também são feitos reparos, além de cadeira de rodas infantis e personalizadas. A associação espera que a demanda aumente para que o SUS repasse mais verba à instituição. As cadeiras de roda são doadas apenas para as pessoas que têm dificuldade permanente de locomoção, mas quem está apenas temporariamente limitado também pode se beneficiar com o banco de empréstimo da Adefom.

Para outras informações sobre como conseguir gratuitamente as cadeiras de roda e de banho basta ligar na Adefom, o número é (37) 2101-4477.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: