Noroeste Paulista – Jales: Secretaria da saúde promove alerta à Dengue

Conforme matéria anteriormente aqui publicada, divulgada em rede regional de TV, o sitio Oficial da Prefeitura procura agora responder e demonstrar ações de combate  (veja  texto anterior aqui) >>>Risco de Epidemia de dengue em Jales

 

Secretário da Saúde, Dr. Donizetti Santos de Oliveira, em entrevista á radio Assunção.

No mês de dezembro a equipe da Sucen realizou no município de Jales a atividade de Avaliação de Densidade Larvária do Aedes aegypti (mosquito transmissor da dengue). Essa avaliação apresenta o índice de infestação do mosquito e os recipientes que mais são encontrados nos domicílios.

Para apuração do índice larvário, são feitas visitas à diversas residências dos bairros da cidade, aonde são analisadas a incidência de recipientes contendo água parada, como vasos, psicinas, calhas, entre outros.

 Em Jales, foi apurado índice larvário de 4%, e apesar de não ter nenhum caso de dengue confirmado na cidade, a Secretaria da Saúde colocou a cidade em alerta para o risco.

Visando a diminuição do índice, a Secretaria da Saúde deu início a uma série de visitas de prevenção, com a finalidade de orientar a população quanto ao risco e medidas para limpeza e prevenção domiciliar.

 

Ações de prevenção e campanhas educativas

Em Jales, temos atualmente 69 destes agentes de saúde, mais 3 serão contratados, para darem atenção especial para a questão da dengue.

A equipe de vetores que hoje conta com 14 servidores está trabalhando com toda intensidade. Em contrapartida está sendo aberto um processo seletivo para contratar novos agentes para vagas restantes.

Além destes agentes, outra equipe com 8 membros realiza o trabalho de combate à leishmaniose e nesta ação também já vistoria quintais e orienta a população quanto aos cuidados com o mosquito da dengue.

São, portanto, 91 agentes municipais atuando em Jales com ações voltadas ao combate ao mosquito da dengue.

O apoio da População
Por meio da ação, a Secretaria da Saúde e a Prefeitura de Jales, esperam sensibilizar a população no cuidado para evitar os criadouros do mosquito da dengue, e viabilizar a recepção de maneira que o morador acompanhe os agentes durante essa vistoria e colabore na identificação e remoção de recipientes que possam servir de criadouro para o mosquito.

apesar da atenção maior ao os bairros com maior índice, como Jd. Paulista, Vila Nossa Sra. Ap., Jardim Paraíso, Jd. América e São Judas Tadeu, os demais bairros também devem permanecer em estado de alerta e praticar medidas preventivas.

Serviços:

Secretaria Municipal de Saúde

Rua: 07, nº 2668 – Centro -Jales/SP – CEP: 15700-016

Telefone: (017) 3632-7310

Responsável: Dr. Donizetti Santos de Oliveira

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: