Fim das terceirizações em Jales. Saúde Pública volta a ser estatal depois de anos de privatizações disfarçadas.

A notícia foi publicada no blog do cardosinho e comemoramos este avanço. Nossa tarefa agora é acompanhar os desdobramentos, em defesa da contrução do SUS público, estatal, de qualidade, para todos.

PREFEITURA ENCERRA TODAS AS PARCERIAS COM ADERJ

A Prefeitura de Jales, sabe-se, por força de um Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público do Trabalho,  foi obrigada a assumir alguns serviços relativos à Saúde, que estavam terceirizados para a Aderj. Parece, no entanto, que o prefeito Humberto Parini resolveu radicalizar.

Conversei hoje, com o presidente da Aderj, o Anísio Martins Ferreira Filho, e ele confirmou que o prefeito decidiu não prorrogar os Termos de Parceria firmados com a Aderj há alguns anos. Segundo Anisinho, a Prefeitura vai assumir todos os serviços. A municipalidade mantinha nada menos que oito Termos de Parceria com a Aderj, que, somados, totalizavam cerca de R$ 7,1 milhões.

Com o encerramento das parcerias, foram demitidas cerca de 200 pessoas, incluindo médicos, dentistas, psicólogos, assistentes sociais, etc. Segundo informações, a Prefeitura estaria buscando uma solução para o casos dos médicos. Por se tratar de serviço essencial, é provável que o município faça uma contratação emergencial, até que seja realizado um concurso público.

Os Termos de Parceria não incluem apenas serviços de Saúde. Programas sociais, como o Projeto Sentinela, o CREAS, o Pró-Jovem Adolescente, o Programa de Atenção Integral à Família(PAIF) e o Núcleo de Apoio à Família(NASF) serão diretamente afetados. E programas como o Bolsa Família, o Renda Cidadã e outros serão indiretamente atingidos.

Hoje de manhã visitei um posto do Estratégia de Saúde da Família. O médico, mesmo não sabendo ainda como ficaria sua situação, estava trabalhando normalmente. Já o dentista – demitido na quinta-feira(29) – havia sido substituído por outro, aprovado em concurso. O fim das parcerias com a Aderj atinge, também, o Centro de Especialidades Odontológicas(CEO).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: