Etapa Regional DRS15 (São Jose do Rio Preto) da 6ª Conferencia Estadual de Saúde aconteceu neste sábado.

A estapa estadual São Paulo da 14ª Conferencia Nacional de Saúde esta sendo precedida por etapas regionais. Neste sábado, 6 de agosto, a eatapa de  São José do Rio Preto aconteceu duarante todo  o dia.

Esta regional reune mais de uma centena de cidades, em número de municípios a DRS15 é a maior do Estado de São Paulo. Caso todas as cidades da Regional tivessem realizado suas conferencias municipais e comparecessem a plenária regional ela teria mais de 800 delegados presentes e considerando a presença de convidados/observadores seria uma etapa com bem mais de 1000 pesssoas. Os números não são estes, pois foram credenciados menos de 500 delegados. Ainda assim, logo apos o almoço as delegações de mais da metade das cidades se retiraram e um número bastante reduzido permaneceu até a votação para a escolha dos delegados e encerramento. Sem pretendermos uma exatidão científica, aparentemente menos de 100 delegados ficaram até o final.

Em breve, todos que participamos do Movimento da Reforma Sanitária, da construção e defesa do SUS estaremos obrigados a nos debruçarmos para avaliar esta construção da 6ª Conferencia Estadual de Saúde. Uma conferencia que anuncia entre os seus propósitos a mobilização da população, para a defesa do SUS mas que até aqui, tem dificultado, na prática, e desestimudado esta participação.

A 6ª Conferencia Estadual anunciou entre seus objetivos a valorização dos debates locais, municipais. Indicou a ausência de metade dos delegados possíveis, que muitas cidades sequer realizaram suas conferencias. O pequeno número de delegações presentes ao final da etapa regional, aproxidamente em torno de 17 horas, que existe a necessidade de mais reflexões.

Não temos aqui o objetivo de colocar a ninguem no banco dos réus. Entretanto nos sentimos absolutamentes seguros em apontar a necessidade de profundas reflexões sobre o que aconteceu e acontece,  por aqui, no Estado de São Paulo. Somos levados mesmo a pensar no tamanho da Conferencia Estadual. De um total de mais de uma centena de cidades quantas estarão presentes na Conferencia Estadual? Falando dos usuários do SUS fomos 16 eleitos para partiparmos “em nome da região”.

Quanto foi investido de dinheiro público do SUS na relização da Etapa Regional? É necessário considerar os investimentos do Estado bem como dos municípios, tambem o tempo dos atores envolvidos. Com que propósito foram investidos este recursos e qual o resultado obtido? Concordamos com os anuciados propósitos: repensarmos o modêlo das Conferências, valorizar as Conferências e Coselhos Municipais, estimular a participação dos usuários e trabalhadores, envolver mais a população na defesa de construção do SUS e na busca da Súde que queremos.

Até agora não temos visto nenhum resultado nestas direções na realização da etapa regional. Não acretidamos que a “culpa” seja de A, B, ou C, não é fulano ou beltrano. Ganhamos um limão e para conseguirmos um limonada tod@s temos que trabalhar muito sob pena de cada vez mais consolidarmos o  SUS no Estado de São Paulo não como direito de todos, mas como privilégio de alguns.

Fui escolhido como um dos delegados dos usuários para estar presente na 6ª Conferencia Estadual e  entre aqueles que estarão representando ao Estado de São Paulo na 14ª Conferencia Nacional de Saúde. Na etapa regional participamos de um “não debate” de uma “não construção coletiva” da negação mesma dos enunciados nos documentos introdutórios nacionais. A continuarmos na etapa estadual e naci0nal com o atual modêlo teminaremos homologando um SUS, um sistema que “algus usam muito bem” e que tomos somos usados para sustentar. Um sistema onde os trabalhadores são desvalorizados,  com relações incestuosas, terceirizadas, e cuja participação popular é meramente formal, domesticada, mediada pelos interesses da medicina privada e da industria da doença: um não SUS.

Não passará! Vamos reforçar a aliança entre trabalhadores e usuários por dinheiro público na saúde pública. Em defesa do SUS público e da saúde como direito de tod@s.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: