Médicos poderão solicitar correção nas informações do cadastro nacional do Ministério da Saúde

 

Portaria 134, publicada neste ano, reforçou a responsabilidade dos gestores em manter a detualizado o sistema de registro nacional de profissionais e estabelecimentos saúde

Médicos poderão contestar informações registradas do CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde). A decisão foi tomada a partir de reunião realizada nesta quarta-feira (15) entre representantes de entidades médicas de Pernambuco e a diretoria da Federação Nacional dos Médicos (Fenam) e chefe de Gabinete do Ministério da Saúde, Mozart Sales. O encontro discutiu portaria 134 que, entre outras definições, regulamenta o registro de profissionais no cadastro nacional.

O CNES é o sistema que registra as informações dos estabelecimentos de saúde públicos e privados e dados dos profissionais de saúde. O cadastro é utilizado pelo Ministério da Saúde para a implementação e implantação de políticas públicas e também para o controle e repasse de recursos da saúde.

“A partir dessa decisão, o profissional médico poderá fazer um requerimento de ajuste de informações. Isso evita que informações incorretas, como vínculo de emprego onde não trabalha mais, permaneçam no sistema”, afirmou Sales. Segundo ele, a ferramenta estará disponível ainda neste mês. A contestação do médico irá gerar um chamado automático para que o gestor local corrija os dados.

Desde abril, a nova portaria reforçou a responsabilidade do gestor local (estadual, municipal e do Distrito Federal) e dos gerentes dos estabelecimentos de saúde em inserir e manter atualizado os dados cadastrais dos profissionais de saúde em exercício nos respectivos serviços públicos e privados. Além de representes da Fenam, participaram do encontro membros do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (CREMEPE) e do Sindicato Médico de Pernambuco (Simepe).

Publica originalmente no portal da saúde

Anúncios
2 comentários
  1. Bruno disse:

    Até agora, fim de julho e nenhuma ferramenta para correção de CNES indevidos e falsos foi criada no site DATASUS, como divulgado pelo senhor Mozart Sales. Estamos no aguardo de ver esta promessa e grande evolução sair da verbalização deste distinto senhor.

  2. @SaudeNaoTemPrec A Coordenação-Geral de Sistemas de Informações, gestora do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) informa que será liberado no dia 27/07/2011 no endereço eletrônico http://cnes.datasus.gov.br no Menu Consultas  Profissionais, a funcionalidade “Solicitação de Desligamento de Profissional” que possibilitará a todos os profissionais de saúde, não somente médicos, a emissão de solicitação de desligamento de estabelecimentos aos quais não atuem mais, porém ainda constem como profissionais ativos junto ao CNES. http://tl.gd/bvmseg · Reply

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: