Conselho conclui Conferência Municipal de Saúde de Campinas neste sábado

Marco Aurélio Capitão
Neste sábado, 11 de junho, das 8h às 15h, no Auditório Emílio José Salim, no Campus II da PUC, na Avenida John Boyd Dunlop, Jardim Ipaussurama, acontece o encerramento da IX Conferência Municipal de Saúde de Campinas. No encontro realizado nos dias 20, 21 e 22 de maio, no Colégio Dom Barreto, o tempo foi insuficiente para a discussão e conclusão de todas as propostas sugeridas pelos grupos de trabalho. Por decisão da Comissão Organizadora da IX Conferência, ficou para este sábado, dia 11, a retomada das discussões e, ainda, a eleição dos delegados que irão participar das etapas estaduais e nacional da Conferência.
No Colégio Dom Barreto os delegados concluíram a discussão dos temas Organização da Rede de Assistência à Saúde, Humanização e Qualidade do Cuidado; Gestão e Financiamento do SUS e Vigilância em Saúde e Meio Ambiente. Ficaram para ser discutidos neste sábado os temas Gestão do trabalho em Saúde e Relações de Trabalho, Saúde e Direitos de Cidadania e, ainda, Controle Social.
O presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), José Paulo Porsani, divulgou nota nesta sexta-feira, dirigida a todos os conselheiros, para ressaltar importância da presença de todos os delegados no encerramento no encontro. “A Conferência foi um exemplo de organização e participação. Nos três dias a média de participantes chegou perto de quinhentas pessoas. Agora precisamos repetir esse quórum no dia 11, de modo que nossas propostas tenham o máximo de legitimidade para serem encaminhadas para as etapas estaduais e nacional”, reforçou.
Ao final dos trabalhos caberá à Comissão Organizadora produzir o Relatório Final da IX Conferência Municipal de Saúde, assim como o produto que será enviado às etapas estadual e nacional da IVXª Conferência Nacional de Saúde. O Relatório da Etapa Municipal poderá conter até sete diretrizes nacionais relacionadas com o eixo da Conferência, podendo cada diretriz conter dez propostas a serem encaminhadas à Etapa Estadual. O Relatório das Etapas Estaduais poderá conter até sete diretrizes nacionais relacionadas com o eixo da Conferência, podendo cada diretriz conter cinco propostas a serem encaminhadas à Etapa Nacional da Conferência.
A 14ª Conferência Nacional de Saúde, marcada para acontecer de 30 de novembro a 4 de dezembro deste ano, em Brasília, terá como tema “Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social, Política Pública, patrimônio do Povo Brasileiro”. O encontro vai focar suas discussões em torno dos eixos “Acesso e acolhimento com qualidade: um desafio para o SUS; Política de saúde na seguridade social, segundo os princípios da integralidade, universalidade e equidade; Participação da comunidade e controle social; Gestão do SUS – Financiamento; Pacto pela Saúde e Relação Público x Privado, além de Gestão do Sistema, do Trabalho e da Educação em Saúde.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: