28/ABR/2011 – Missão do Governo Federal visita hospitais psiquiátricos em Sorocaba (SP)

A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), em parceria com o Ministério da Saúde, realizou visitas a dois hospitais psiquiátricos em Sorocaba (SP), nesta quarta-feira (27), após uma série de denúncias de mortes devido a maus tratos nessas instituições. Auditores, médicos peritos e representantes do Conselho Federal de Psicologia, da Defensoria Pública do Estado de São Paulo e da Ordem dos Advogados do Brasil-SP acompanharam a ação.

Segundo o Fórum da Luta Antimanicomial de Sorocaba, desde 2004 morreram 459 pacientes em hospitais da região. Os donos das instituições negam a informação.

No Hospital Mental, que atende pacientes femininas, foi constatado número de profissionais abaixo do mínimo necessário. Para o coordenador-geral de Saúde Mental e Combate à Tortura da SDH/PR, Aldo Zaiden, o modelo está equivocado. “Não há tratamento individualizado, as pessoas vivem como se estivessem presas. Isso faz com que as pessoas adoeçam. Esse sistema não atende às normas da política brasileira de saúde mental”, avalia. A missão do governo federal também visitou o Hospital Vera Cruz.

Após as visitas, a equipe se reuniu com o prefeito de Sorocaba, Vitor Lippi, que se colocou à disposição para discutir a questão, apesar de ressaltar que não tinha conhecimento das denúncias. Foi criado um Grupo de Trabalho para monitorar o caso, e sua primeira reunião será no dia 16 de maio

Fonte: direitoshumanos.gov.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: