Paulo Teixeira quer unir ativistas e governo em reuniões da Frente Parlamentar HIV/Aids

O deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP) participou na manhã deste domingo do Programa Cidadania em Destaque, produzido pelo Fórum de ONG/Aids do Estado de São Paulo e transmitido pelo canal de TV na internet AllTV. Um dos coordenadores da Frente Parlamentar de HIV/Aids, Paulo disse que irá propor encontros mensais entre ativistas, representantes do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde e integrantes da Frente para discutir regularmente os interesses das pessoas vivendo com HIV e aids.

“Hoje, a Frente acaba agindo mais em situações de emergência”, disse o deputado. “Precisamos levar para a pauta do Congresso assuntos sobre as DST/Aids com mais frequencia”, acrescentou.

Um dos temas a ser discutido nessa primeira reunião, na opinião de Paulo Teixeira, deve ser o licenciamento compulsório dos medicamentos que compõem o coquetel antiaids. “Vamos propor que não haja também patente para os antirretrovirais de segunda linha”, disse.

Hoje, grande parte dos medicamentos que integram a primeira linha do tratamento da aids são mais antigos e não protegidos por patentes, mas os de segunda linha – usados quando os de primeira linha já não têm mais o efeito esperado no tratamento – ainda são importados e mais caros por ainda estarem no período de patente.

O parlamentar criticou a recente falta do medicamento Atazanavir. “Como houve mudança de ministros, deve ter ocorrido alguma bobeada jurídica do Ministério da Saúde que atrapalhou a compra e a distribuição do medicamento”, comentou.

Entre as principais demandas da sociedade civil junto à Frente Parlamentar de HIV/Aids está a aprovação do projeto de Lei 6124, de 2005, que criminaliza a discriminação das pessoas com HIV.

O Programa Cidadania em Destaque é apresentado pelo Presidente do Fórum de ONG/Aids do Estado de São Paulo, Rodrigo Pinheiro, e vai ao ar todos os domingos, às 11h.

(Da Agência de Notícias da Aids)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: