População reclama dos impostos e dos serviços públicos

Pesquisa feita pelo Ibope para a Confederação Nacional da Indústria (CNI) na primeira quinzena de dezembro, mas divulgada somente ontem, aponta que dois de cada três brasileiros são contrários à criação ou aumento dos impostos para melhorar os serviços de saúde. Foram ouvidas 2002 pessoas em 140 cidades.

“A maioria dos brasileiros acredita que o governo já arrecada muito e não precisa aumentar os impostos para melhorar os serviços públicos”, diz o estudo denominado Retratos da sociedade brasileira: qualidade dos serviços públicos e tributação. Para 81% dos entrevistados, assim como para a Confederação Nacional da Indústria, a baixa qualidade dos serviços de saúde é resultado da má utilização dos recursos públicos.

“A CNI acredita que é preciso melhorar a qualidade da gestão dos recursos públicos e não buscar novas fontes de financiamento”, afirmou Flávio Castelo Branco, gerente-executivo da Unidade de Política Econômica da CNI.

“Com carga tributária de 35% do PIB, o governo poderia oferecer melhores serviços”, opinou Castelo Branco.

De acordo com a pesquisa, 87% dos entrevistados consideram a carga tributária alta ou muito alta, e 79% acreditam que os impostos aumentaram nos últimos anos.

Ao recolher a opinião dos brasileiros diante dos serviços públicos, a pesquisa apurou que apenas quatro dos 12 serviços avaliados foram aprovados. E que nenhum deles foi considerado como de alta qualidade. Os mais bem avaliados são fornecimento de energia elétrica (75%) e de água (66%), iluminação pública (61%) e educação superior (52%).

O serviço prestado por postos de saúde e hospitais recebeu a pior avaliação. Foi reprovado por 81% dos entrevistados. Em seguida, a segurança pública. A qualidade desse serviço foi considerada baixa ou muito baixa por 72% da população. Os serviços de atendimento nas repartições públicas e de educação fundamental e ensino médio também estão entre os pior avaliados.


do Brasília Confidencial

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: