FILAS NA SAÚDE EM JALES – Noroeste Paulista

O texto abaixo foi publicado no blog do cardosinho (http://cardosinho.blog.br)  no dia 17 e funcionou como um acelerador para que fosse construido este espaço de debates específico para as questões da saúde.

Quando começamos o blog institucional da A REDE da Cidadania (http://arededacidadania.wordpress.com) em 2010 já tinhamos clara a necessidade de posterior desdobramento em espaços específicos para alguns temas, tratados na lógica dos direitos humanos, com prioridade absoluta para o direito de crianças e adolescentes, mas que, em sí, são imensamente amplos o bastante.

O tema acolhimento no SUS está na ordem das prioridades atualíssimas do Movimento da Reforma Sanítária e do Ministério da Saúde, como pode ser observado no discurso proferido pelo Ministro Alexandre Padilha em sua recente posse no dia 3 de janeiro. É nosso objetivo contribuir para que os defensores dos Direitos Humanos, especialmente do direito à vida, à saúde, todos contribuamos em nossos espaços de atuação para a construção permanente do SUS. Da saúde que temos, vamos construir o SUS que queremos.

Boa leitura! Esperamos contar com voce.

Postado por cardosinho em Geral

Hoje eu madruguei e fui fazer uma visita a alguns dos Postos do Programa de Saúde da Família. Na terça-feira, uma usuária do sistema havia me procurado para reclamar de uma situação lá no Posto do São Jorge, de modo que comecei minha excursão por lá. Às 5:15 horas da manhã já tinha duas pessoas na fila, o José e o Tiago, que estão na foto da esquerda, aí embaixo. “Seu” José disse que, se chegar depois das 6:00 horas, fica difícil conseguir uma guia. Depois, fui ao PSF do Jardim Oiti, onde a primeira da fila, a Márcia, disse ter chegado às 5:00 hs. Dona Josefa, a quarta da fila confidenciou que aquela era a terceira vez, nesta semana, que ela tentava obter uma guia para consulta. Das outras duas vezes, ela chegou um pouco antes das 7:00 hs e as guias  já haviam se esgotado. A foto da direita mostra a fila no PSF do Jardim Oiti, por volta das 05:30 hs. Detalhe: apesar das dificuldades para conseguir as guias, em alguns PSFs (estive também no Paraíso e no Roque Viola) os usuários elogiaram o atendimento das médicas que, aparentemente, são recém-formadas. O jornal A Tribuna, do próximo domingo, contará um pouco dessa história.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: